×

A HIPNOSE EM SUA VIDA

A HIPNOSE EM SUA VIDA

hipnose A HIPNOSE EM SUA VIDA

É impressionante o interesse que a Hipnose tem despertado durante as palestras que tenho realizado ao longo destes anos; contudo, mais recentemente, parece que a curiosidade anda ainda mais aguçada, talvez mesmo porque, em épocas conturbadas, as pessoas busquem por fórmulas mágicas, gurus, magias ou tudo mais que possa trazer um alento de esperança e bem-estar. 
Nestas circunstâncias, o hipnólogo ou o hipnoterapeuta chega a ser endeusado e até a receber a carapuça de super-homens com poderes sobrenaturais, gurus e por aí afora; outros, ao presenciarem demonstrações em programas de TV, ou mesmo durante cursos e palestras não acreditam no que vêem e acham que tudo não passa de truques.


Um leitor me perguntou:





-Claudinei! Mas cá entre nós, a coisa toda não é combinada antes? Já vi as suas demonstrações e confesso que fiquei abismado, principalmente quando você regride a pessoa a nível intrauterino e ela assume a posição fetal, a exemplo do que você fez com aquela advogada durante uma palestra na Casa de Bruxa. Você nunca tinha visto ela antes?

-Você, que sempre me acompanha, sabe muito bem que eu a conheci naquele momento e posso garantir que não existem truques e muito menos qualquer tipo de combinações antecipadas. .

-Inclusive aquilo tudo que aquele argentino faz na TV?

-Você deve estar se referindo ao meu amigo Fábio Puentes, que é uruguaio e não argentino e um dos melhores hipnólogos que conheço e, também, um grande showman. A propósito, ele foi o meu primeiro professor de Hipnose e posso assegurar que tudo o que ele faz na TV é muito verdadeiro, embora sendo apenas uma hipnose de palco, que sempre foi muito contestada pelos profissionais da área. 
-Por que a hipnose de palco é contestada? 
-Veja bem, quando praticada fora dos meios acadêmicos, isto é, em cursos ou grupos de estudo, ela assume um aspecto circense onde entende-se que o participante possa ser exposto ou ridicularizado publicamente. Por exemplo, aquela brincadeira de fazer a pessoa comer cebola e etc.

A maioria dos hipnoterapeutas não aprova esta prática da Hipnose, por achar que ela não contribui em nada em termos terapêuticos; contudo, inegavelmente é uma grande ferramenta para mudanças comportamentais e de paradigmas. Sem sombra de dúvidas foi após as apresentações do Fábio Puentes, na TV, que a Hipnose voltou a despertar o interesse e, principalmente, o respeito que se deve a ela.
– Qual a diferença entre hipnólogo e hipnoterapeuta?

Esta é uma boa pergunta: hipnólogo é um facilitador, ou seja, um técnico que ajuda o indivíduo a entrar em auto-hipnose porque, como já vimos, toda hipnose é auto-hipnose; por sua vez, o hipnoterapeuta irá acessar os recursos do paciente hipnotizado para trabalhar terapeuticamente uma infinidade de problemas, que podem ser tratados com a eficiência e principalmente a velocidade da Hipnose.
-O que é Hipnose e auto-hipnose? 

-Toda hipnose é auto-hipnose, a única diferença é que na hipnose necessita-se de um facilitador; quanto à técnica de auto- hipnose prometo passá-la em uma próxima edição.
Lembre-se de fazer de cada dia um grande dia!
claudinei A HIPNOSE EM SUA VIDA





Claudinei Luiz


Escritor,
palestrante, 
psicanalista e hipnoterapeuta

Post Comment