×

O mundo das palestras e dos palestrantes

O mundo das palestras e dos palestrantes

POWER+CHAPAS+IV O mundo das palestras e dos palestrantes




por Reinaldo Polito



Um guia para você que deseja contratar um bom palestrante 
ou assistir a uma palestra de qualidade 



Recebi convite para participar de uma reunião que eu não perderia por nada. Um encontro de palestrantes, precedido de almoço, com a garantia de que nenhum deles faria discurso. Pensei cá comigo, pago para ver. Como é que oradores tão competentes, alguns com quase 40 anos de tribuna, conseguem ficar diante de uma plateia sem ‘perorar’?! Fazia tempo que eu não usava esse termo, mas como falei em ’40 anos’ achei que valia a pena ressuscitá-lo. Foi na Fazenda Chaparral do queridíssimo amigo Luiz Marins, ali na região de Sorocaba. Como eu estava em Araraquara tive de fazer uma boa ginástica para chegar até lá. Valeu a pena. 






O anfitrião preparou um almoço irretocável. Cada um escolheu seu prato favorito, que ia desde polenta, para os caipiras como eu, até carnes de vários tipos, para os paladares mais sofisticados; tudo regado a bom vinho e coroado por um bolo de fubá que arrancou exclamações de todos. Como eu já os presenciara em ação no palco, foi uma surpresa observar tantos oradores excepcionais só conversando, trocando ideias, falando de suas carreiras, de seus ideais, de seus planos. O que me deixou mais feliz foi constatar o amor com que cada um fala da sua profissão e o comportamento ético de todos eles. Aqui está uma polêmica, pois a maioria deles concorda que ser palestrante não é uma profissão, mas uma atividade sem prazo de validade, exercida normalmente por professores ou grandes executivos que sabem falar muito bem. 






Para manter a atenção dos ouvintes por duas horas, em ambientes nem sempre favoráveis, precisam ser sedutores de plateias. Lançam mão de quase todos os recursos de que dispõem – cantam, dançam, fazem imitações, contam piadas, plantam bananeira, gritam, desmancham-se em verdadeira doação para tornar mais suave e divertido o aprendizado do público. O objetivo do palestrante é fazer com que as pessoas cresçam, se desenvolvam e tenham condições de se tornar mais preparadas para enfrentar os constantes desafios que surgem no momento da maior transformação já vivenciada na história corporativa mundial. 



Os palestrantes se revestem de arautos, e como peregrinos nômades percorrem os mais diferentes rincões do país, e às vezes do mundo, propondo reflexões para que os indivíduos ou as empresas possam escolher o melhor rumo a seguir. Sem exagero, é possível afirmar, como destacou com propriedade o Marins, que os palestrantes são os responsáveis pela mudança da mentalidade do mundo empresarial moderno.
Se analisarmos o tema de cada um deles e a forma como desenvolvem suas palestras, teremos uma aula extraordinária de comunicação, pois entraremos em contato com a experiência dos melhores comunicadores em atividade no mercado. Lembre-se de que alguns desses oradores falam quase todos os dias para diferentes plateias com os mais variados objetivos e encantam a todas. 
Além disso, você terá um guia interessante para guardar, pois ele poderá ajudá-lo a escolher bons palestrantes. Vamos analisar os temas e a maneira de atuar de cada um deles.
Entre os que foram convidados e os que puderam comparecer havia um time de peso: Dulce Magalhães, Leila Navarro, Max Gehringer, Luiz Marins, César Romão, Daniel Godri, Eugênio Mussak, Waldez Ludwig, Gretz, Marco Aurélio Vianna, Clovis Tavares, César Souza, Carlos Alberto Júlio e um não tão craque que é este que vos fala. Pouco depois se integrou ao grupo um dos mais queridos e admirados palestrantes do país, Içami Tiba.
Primeiro as damas
Embora o número de mulheres palestrantes tenha aumentado bastante nos últimos anos, ainda são poucas se compararmos com a quantidade de homens que se dedica a essa atividade. Elas estavam muito bem representadas por duas comunicadoras excelentes, Dulce Magalhães e Leila Navarro.
Dulce Magalhães

Dulce+I O mundo das palestras e dos palestrantes
Vi Dulce atuando no Palácio de Convenções do Anhembi em São Paulo, no mesmo evento em que participei como palestrante e que foi promovido pela Revista VENCER, publicação onde atuei como colunista por dez anos. Lembro-me de que tive de caprichar na minha palestra porque ela falou antes de mim e sua apresentação foi tão bem-sucedida que no final o público a aplaudiu de pé. Depois desse primeiro encontro vi Dulce em ação em diversos eventos. Em todas as situações com desempenho admirável.
Como oradora é exemplar. Mantém postura elegante, fala com voz firme e ao mesmo tempo suave, pronuncia corretamente as palavras e se movimenta com propriedade diante dos ouvintes. Ela aborda assuntos relacionados à motivação e mudança. Sua argumentação se sustenta em sólidos conhecimentos que possui sobre filosofia. 
Apesar de toda sua formação intelectual, pois é Ph.D. em Filosofia pela Universidade de Columbia, Mestre em Comunicação Empresarial pela Universidade de Londres e Especializada em Educação de Adultos pelas Universidades de Roma e Oxford, Dulce não se acomoda no pedestal acadêmico. Ao contrário, usa sua inteligência e capacidade de comunicação para abordar os mais complexos temas relacionados aos paradigmas que constroem a percepção que as pessoas têm da realidade, de forma tão clara e simples que envolve a plateia desde o início até o encerramento da sua exposição. Muito criativa, se vale de filmes de ação para pôr o ouvinte dentro dessa realidade construída pela sua percepção. São momentos de tirar o fôlego da plateia, que só respira aliviada quando ela usa de muita habilidade para mostrar que aquela experiência serviu apenas para exemplificar sua abordagem teórica. 
Proferiu várias palestras para a ONG Via de Acesso, da qual sou presidente. Participa como autora da Série Superdicas que coordeno para a Editora Saraiva, com os títulos de “Superdicas para administrar bem seu tempo e aproveitar melhor a vida” e “Superdicas para ensinar a aprender”.
Se desejar saber um pouco mais sobre o currículo, as palestras e os livros de Dulce Magalhães, visite o site: www.dulcemagalhaes.com.br
Leila Navarro

Leila+Navarro_001 O mundo das palestras e dos palestrantes

Se um dia você assistir a uma palestra da Leila Navarro, nunca mais irá se esquecer dela. Ela é ousada, arrojada e mexe com o público o tempo todo. Leila diverte a plateia porque é naturalmente divertida. Suas palestras conquistaram tanto sucesso que já foram vistas por plateias de diversos países, como Chile, Peru, Uruguai, Portugal, Espanha e Japão.

Como oradora dá o exemplo de que no palco tudo deve ser feito para cativar o ouvinte. Suas palestras têm como objetivo maior estimular as pessoas para que alcancem sempre a felicidade e o bom humor.
Suas pesquisas sobre o comportamento humano permitiram que ela desenvolvesse ações para que as pessoas descubram o potencial, o talento e as qualidades que possuem.
Fisioterapeuta por formação, especializou-se no comportamento humano e em medicina comportamental pela Escola Paulista de Medicina. É autora de diversos livros, sendo um deles, Talento para ser feliz, publicado também no Japão, país onde sempre teve ótima receptividade.
Proferiu várias palestras para a ONG Via de Acesso, da qual sou presidente. Participa como autora da Série Superdicas que coordeno para a Editora Saraiva, com o título de “Superdicas para ensinar a aprender”.
Vale a pena conhecer um pouco mais sobre as obras, as palestras e os feitos de Leila Navarro. Faça uma visita ao site: www.leilanavarro.com.br.
Agora os marmanjos
Os homens já estão na estrada das palestras há mais tempo. Alguns foram vistos por plateias do país inteiro e são responsáveis por muitas mudanças na vida das corporações.
Max Gehringer
mg O mundo das palestras e dos palestrantes

Às vezes vemos um palestrante bem-sucedido e ficamos curiosos para saber como foi sua trajetória para se projetar tanto. A receita é simples, mas exige empenho e muita dedicação. Um dos palestrantes mais famosos e requisitados nos últimos tempos é o Max Gehringer. Dá para aprender muito com ele.

Além da sua larga experiência como presidente de importantes empresas multinacionais, Max se tornou um dos mais brilhantes escritores da história corporativa brasileira. Faz grande sucesso como comentarista sobre carreira na Rádio CBN e no programa Fantástico, da TV Globo.
Acompanho sua trajetória há muitos anos, desde a época em que era dos principais articulistas das revistas ‘Exame’, ‘Você S.A.’, ‘VIP’ e ‘Época’. Onde põe a mão faz sucesso. Não poderia ser diferente com suas palestras. Conseguiu transferir para os palcos a mesma leveza e bom-humor dos seus textos. 
Ele escolhe o tema da sua palestra de maneira bastante criteriosa. As organizações que o contratam sabem que ele aplica determinado fio condutor em suas apresentações. A cada evento, entretanto, este sedutor de plateias usa sua larga experiência como principal executivo de grandes organizações e o conhecimento adquirido como estudioso dedicado da vida corporativa para adaptar o conteúdo aos interesses do cliente.
Essa capacidade de estabelecer correlação entre os ensinamentos da sua palestra e a aplicação prática na vida dos ouvintes faz com que todos levem uma mensagem útil para as diversas atividades que desenvolvem, seja no relacionamento social, seja na vida profissional.
Logo nos primeiros momentos Max mede a capacidade de compreensão da plateia. Começa com uma isca sutil que sempre provoca a reação do público. Se as pessoas reagirem rápido e de forma intensa, o caminho será mais leve e tranquilo até o final. 
Se, entretanto, a resposta for lenta, sabe que deverá voltar à página dois da cartilha e redobrar seus esforços para explicar melhor os pontos que irá abordar. Esse respeito à capacidade de entendimento do público é um dos motivos que o torna tão admirado.
Manter concentração dos ouvintes o tempo todo é uma obstinação para ele. Max é tão preocupado em segurar a plateia ligada do princípio ao fim da palestra que teve o cuidado de gravar a reação de diversos públicos enquanto se apresentava. 
De posse das gravações analisou criteriosamente cada instante da sua apresentação para identificar quais os momentos em que o público começava a dispersar. Segundo ele, se os ouvintes se levantam muito para ir ao banheiro ou atender às ligações telefônicas tem algo errado com a palestra.
Para esses instantes críticos introduziu histórias interessantes e fatos bem-humorados que funcionam para recuperar e manter a atenção do grupo. Se você ficar do lado de fora da sala onde o Max se apresenta, irá constatar que suas brincadeiras funcionam, pois ouvirá risadas do público no máximo a cada dois minutos.
Por mais que um palestrante se esforce, não tem jeito, depois de algum tempo alguns ouvintes ficam desatentos. O recurso preferido de Max para “trazer o público de volta à apresentação” é contar histórias pessoais bem-humoradas que estejam ligadas à realidade da assistência.
Esse artifício atinge vários objetivos. Além de mostrar o lado humano do palestrante, relaxa a plateia e mantém a concentração dos ouvintes. Essas histórias ajudam o público a se lembrar dos conceitos que foram discutidos. Passados meses e até anos, os ouvintes ainda se recordam das histórias que ouviram.
Max se considera sempre mais um dente da engrenagem que movimenta o evento para ser bem-sucedido. Por isso, faz de tudo para que a sua participação ajude no resultado do encontro. Sendo assim, não admite falhas e exige muito profissionalismo do pessoal que dá suporte ao evento.
Procura não conversar com ninguém enquanto cada equipamento, cabo ou aparelho de som não esteja em perfeito funcionamento. Se você contratar o Max, tenha certeza de que ele cumprirá a parte dele, mas esteja certo também de que ele exigirá que você cumpra a sua.
Se, entretanto, algo der errado, não se preocupe, pois ninguém como ele sabe contornar os contratempos. Pouco antes de uma de suas palestras o local ficou sem energia. Enquanto todos se desesperavam por causa do incidente, com toda a tranquilidade ele se apresentou apenas com luz de vela. E, mais uma vez, foi um sucesso.
A maior preocupação de Max é deixar uma mensagem que sirva de reflexão para os ouvintes. Ele aproveita o encerramento da palestra para deixar dicas práticas para que as pessoas possam aplicar no dia seguinte. Sua intenção é a de que esses conselhos tenham efeito multiplicador e se espalhem para todos os setores da empresa.
Max Gehringer, como eu disse no início, é, sem dúvida, um dos mais brilhantes palestrantes da história do país. Seu sucesso não chegou de um dia para outro. Construiu sua trajetória com muita disciplina e trabalho. Por que não aproveitar esses ensinamentos que já estão prontos, à nossa disposição?!
Participa como autor da Série Superdicas que coordeno para a Editora Saraiva, com o título de “Superdicas para impulsionar sua carreira” e “Superdicas para ensinar a aprender”.
Para conhecer mais sobre a capacidade de comunicação de Max Gehringer entre no site www.cbn.com.br, clique em ‘mundo corporativo’ e em seguida no nome dele. Tenho certeza de que ficará impressionado com o que irá ouvir. 
Se desejar outras informações mande um e-mail para: max.g@uol.com.br.
Prof. Marins

marins+II O mundo das palestras e dos palestrantes

Embora se autodenomine como ‘avô’ dos palestrantes, pois fez a primeira palestra em São Manuel, no interior de São Paulo, lá pelos idos de 1969, é na verdade um garotão que apresenta uma vitalidade diante da plateia capaz de provocar inveja em todos nós. Praticamente todos os palestrantes bem-sucedidos aprenderam alguma técnica com Luiz Marins. Foi o pioneiro em associar o conteúdo da mensagem ao espetáculo da apresentação. Tive o cuidado de observá-lo em ação inúmeras vezes para tentar compreender o motivo do seu sucesso como orador. A conclusão foi bastante óbvia, ele é único. 

Rápido com as palavras, ágil na movimentação, perfeito nas pausas; com sua estatura mediana preenche o palco e não deixa ninguém piscar na plateia. Seu otimismo é contagiante. Garimpa estatísticas que mostram a grandeza e o potencial do Brasil no contexto internacional. Consultor renomado em antropologia empresarial, ele se vale da larga experiência prática e da profunda pesquisa teórica para fazer palestras sobre os desafios empresariais para o século 21. Suas palestras são tão requisitadas que durante muitos anos precisou se valer de um avião próprio para se locomover rapidamente por todos os cantos do país. Gosta muito de discutir os detalhes da palestra com as empresas contratantes, pois diz que foi assim que conseguiu aprimorar suas apresentações ao longo dos anos. 
Sua formação eclética se originou em diferentes áreas do conhecimento. Estudou antropologia, direito, história, ciência política, planejamento e marketing, em universidades do Brasil e de diversos países. Durante muitos anos transmitiu seu enorme saber para alunos de diversas universidades e faculdades onde foi professor titular. Publicou mais de uma dúzia de livros, todos com muito sucesso de crítica e de venda. 
Tive o prazer de dividir o palco com Marins em uma palestra que fizemos em Araraquara com bilheteria destinada ao Orfanato Renascer. Foi um momento emocionante para nós e para as mais de 700 pessoas que compareceram ao evento.
Proferiu várias palestras para a ONG Via de Acesso, da qual sou presidente. Participa como autor da Série Superdicas que coordeno para a Editora Saraiva, com o título de “Superdicas para ser um profissional vencedor” e “Superdicas para ensinar a aprender”.
Se desejar conhecer mais sobre a vida, os empreendimentos, as obras, os vídeos e as atividades de Luiz Marins, entre no site: www.anthropos.com.br.
Cesar Romão


Foto+Cesar+Rom%C3%A3o O mundo das palestras e dos palestrantes

Depois de conquistar os leitores brasileiros com uma dúzia de excelentes livros, César Romão é agora um dos escritores mais conceituados em dezenas de países. Só para dar um dado impressionante basta dizer que ele tem sete livros publicados na Rússia. Projetou-se como palestrante depois que seu livro A Semente de Deus explodiu no mercado editorial. 

Fui diversas vezes entrevistado em seu programa na Rádio Mundial. É um entrevistador habilidoso, que deixa o entrevistado à vontade e só interfere quando precisa manter o ritmo do programa ou ajudar na resposta do seu convidado.
É um palestrante que encanta a plateia. Posta-se diante do público como um verdadeiro lorde, mas sempre com simpatia e bom humor. O encadeamento das suas ideias é lógico e concatenado, possibilitando ao público acompanhar sua explanação sem esforço. 
César acredita no potencial das pessoas e as estimula a encontrar com o próprio esforço a fórmula para suas realizações. Sua palestra “O seu futuro depende de você”, que também é título de um de seus livros, já foi aplaudida por centenas de milhares de pessoas em todo o país. 
Certa vez os responsáveis por um importantíssimo evento da Caixa Econômica Federal de Brasília, onde eu fizera inúmeras apresentações, me pediram indicação de um excelente palestrante: ‘Polito, mas o cara tem de ser muito bom, precisamos balançar esse povo’. Indiquei o César Romão. Na semana seguinte recebi um telefonema entusiasmado de Brasília dizendo que foi um sucesso estrondoso. César impressionou tanto que foi citado como exemplo em todas as outras palestras, e já o contratamos para mais seis palestras. Assim como em várias oportunidades em que o indiquei, recebi a notícia de que no final de suas apresentações já o haviam contratado para inúmeras outras palestras.
Com Mestrado em Psicologia Organizacional, MBA em Marketing, pós-graduação em Administração, é formado em Direito e fez diversos cursos de extensão no exterior.
Além de membro do conselho da ONG Via dia Acesso, da qual sou presidente, proferiu várias palestras para esta instituição. Participa como autor da Série Superdicas que coordeno para a Editora Saraiva, com o título de “Superdicas para motivar sua vida e vencer desafios” e “Superdicas para ensinar a aprender”.
De personalidade tranquila e afável, é um dos palestrantes mais requisitados pelas ideias inspiradoras que defende. Se desejar conhecer mais sobre o trabalho, os livros, as palestras e as realizações de Cesar Romão, entre no site www.cesarromao.com.br.
Daniel Godri
Daniel+Godri+020 O mundo das palestras e dos palestrantes
Só a frase do técnico pentacampeão do mundo Luiz Felipe Scolari, o Felipão, seria suficiente para comprovar a eficiência do trabalho do Godri. Em entrevista coletiva no Rio Grande do Sul, ele declarou que treinava a seleção brasileira com os vídeos do Godri. Ora, se as mensagens desse grande palestrante podem inspirar os jogadores da nossa seleção a trazer o caneco para o nosso país, imagine o que ele poderá fazer por você em uma das muitas palestras que realiza. Nessa mesma entrevista Scolari disse que os vídeos do Godri tinham excelentes mensagens de motivação. Algumas até hilariantes para exemplificar. 
Autor de várias fitas, CD-ROM e livros, um deles, Como conquistar e manter clientes, ultrapassou a barreira de 100 edições e entrou para as listas dos mais vendidos do país. Suas palestras tratam essencialmente de motivação, atuam com o objetivo de orientar a gestão de pessoas e promovem o conhecimento para que equipes desenvolvam alta performance e alto desempenho.
Pude conhecê-lo melhor naquele nosso almoço na fazenda Chaparral e em diversas outras oportunidades em que nos encontramos. Assisti a várias de suas palestras – sempre encantadoras. Ele me conquistou com a maneira gentil e atenciosa com que trata a todos, como faz na prática o que ensina em suas palestras. Como Godri é um ótimo ouvinte, sabe como planejar apresentações apropriadas para cada tipo de plateia, pois compreende bem quais são as carências das pessoas. 
Participa como autor da Série Superdicas que coordeno para a Editora Saraiva, com o título de “Superdicas para ensinar a aprender”.
Você ganhará muito conhecendo um pouco mais sobre o trabalho, os livros e as palestras de Daniel Godri. Entre no site: www.godri.com.br.
Eugênio Mussak

eugeniomussak+III O mundo das palestras e dos palestrantes

Médico especializado em fisiologia desportiva, Eugênio é um educador por vocação. Com mais de 20 mil aulas contabilizadas em seu currículo como professor, transportou para o palco toda sua experiência em tratar com grupos de alunos. A partir da educação, e aproveitando conceitos e recursos da pedagogia, da biologia, da filosofia e das artes, que são temas que domina por formação e interesse pessoal, faz palestras sobre seu assunto preferido que é metacompetência, que também é título do livro que escreveu, e atende empresas de todas as atividades para tratar de liderança, pensamento estratégico e tendências do mundo contemporâneo.

Os artigos que escreve para diversas revistas recebem comentários entusiasmados dos leitores, que veem nos seus textos uma oportunidade de crescer e de se aprimorar. É um colega muito querido por todos os palestrantes. Sua mulher, Luciana, foi minha aluna no curso de expressão verbal, e pude constatar em todas as aulas, sem exceção, a admiração que sente pelo marido. O que demonstra a coerência entre o que ele diz quando está diante do público e o seu comportamento no dia a dia. Por onde passa deixa marcas de amizade e respeito. Temos amigos comuns em Portugal, Margot e Mario, que não se cansam de se referir a ele sempre com comentários elogiosos.
Seu programa “Papo de Líder” na Rádio Estadão aos sábados com uma hora de duração é excepcional. Conduz as entrevistas com tanta competência que transforma cada programa em aulas inesquecíveis. 
É uma pessoa que vale a pena conhecer, independentemente da sua reconhecida competência como palestrante. 
Além de membro do conselho da ONG Via dia Acesso, da qual sou presidente, proferiu várias palestras para esta instituição. Participa como autor da Série Superdicas que coordeno para a Editora Saraiva, com o título de “Superdicas para ensinar a aprender”.
Saiba mais sobre a vida e as realizações de Eugênio Mussak entrando no site: www.eugeniomussak.com.br.
Clovis Tavares


Clovis+Tavares O mundo das palestras e dos palestrantes

Você já pensou se uma pessoa fosse capaz de atravessar o obelisco do Ibirapuera em São Paulo com o próprio corpo? Ou, cortar um automóvel ao meio e fazer surgir um barco de 25 pés? Pois é, esses são alguns dos feitos inacreditáveis de Clovis Tavares na sua atividade de mágico profissional.

Depois de se formar em Propaganda e Publicidade, foi para os Estados Unidos e se especializou em Advanced Marketing pela State University of New York. Sua formação acadêmica e experiência de mais de 30 anos trabalhando como mágico permitiu que escrevesse alguns livros que venderam mais de 100 mil exemplares.
Idealizou e patenteou a expressão ‘Palestra show’ com a qual faz cerca de 100 apresentações por ano, entusiasmando plateias de todo o país. Suas palestras foram vistas nas mais diferentes cidades do mundo, como Hanover, Praga, Caracas e Istambul. 
Clovis usa o próprio trabalho de preparação do mágico para mostrar às pessoas que é possível mudar e evoluir. E que somente quem estiver preparado poderá contar com um diferencial competitivo para enfrentar os desafios que a vida nos impõe.
Proferiu várias palestras para a ONG Via de Acesso, da qual sou presidente. Participa como autor da Série Superdicas que coordeno para a Editora Saraiva, com o título de “Superdicas para inovar, criar oportunidades e virar o jogo” e “Superdicas para ensinar a aprender”.
As palestras de Clovis Tavares são garantia de entretenimento, diversão e aprendizado. Dê uma espiada no site dele para saber um pouco mais sobre suas atividades: www.clovistavares.com.br
Waldez Ludwig
WALDEZ+I O mundo das palestras e dos palestrantes

Eu esperava minha vez de falar no Centro de Convenções de Salvador. Havia cerca de 2 mil pessoas na plateia. Antes de mim se apresentou um palestrante, que eu só conhecia de nome, mas nunca assistira às suas apresentações, Waldez Ludwig. De repente o furacão. Andando como um corisco de um lado para o outro do palco, mexendo com a plateia, brincando com uma frase típica de criança que insiste para repetir algo que tenha gostado: ‘de novo’, ‘de novo’. A cada repetição o público gargalhava. Naquela época ele ainda usava o retroprojetor com transparências propositalmente simples. Mas, quem iria se preocupar com a sofisticação de uma transparência quando tinha à sua frente um palestrante com aquela qualidade? 

Foi ali e assim que nasceu minha admiração por esse palestrante que mexe com todo tipo de público. Em sua pesquisa pessoal há um dado curioso: 96% dos ouvintes adoram suas palestras e 4% detestam. Não há meio-termo. Quem conhece o Waldez constata que ele é assim mesmo, nunca se mostra indiferente, neutro ou apático. Por isso, provoca sentimentos extremos nas pessoas. Gosta de ser professor, mas sente prazer maior ainda sendo palestrante.
Formado em psicologia e teatro, lapidou seu conhecimento sobre o funcionamento das corporações ao atuar como Analista de Sistemas em empresas públicas e privadas por mais de 20 anos. Embora seu foco seja a orientação sobre tendências da gestão das organizações, principalmente aos assuntos relacionados às estratégias competitivas, criatividade e inovação, melhoria da qualidade e desenvolvimento do capital intelectual, sente prazer em estudar soluções específicas para as diferentes necessidades das organizações. 
Proferiu várias palestras para a ONG Via de Acesso, da qual sou presidente. Participa como autor da Série Superdicas que coordeno para a Editora Saraiva, com o título de “Superdicas para ensinar a aprender”.
Possui um site bem-elaborado onde você poderá conhecer muito mais sobre sua trajetória e suas realizações: www.ludwig.com.br
César Souza


CESAR+SOUZA+I O mundo das palestras e dos palestrantes

Recebi um telefonema bastante animado:

– Polito, aqui é o César Souza. Antes de embarcar em Recife comprei seu livro Superdicas para falar bem e gostei muito da obra. Li de ponta a ponta durante a viagem. Ele está todo rabiscado com as dicas que caíram como uma luva para mim. Quero marcar um almoço e trocar umas ideias.
Marcamos um encontro em minha escola para que ele conhecesse nossas instalações, almoçamos e ficamos batendo papo até o fim da tarde. Minha admiração por esse empreendedor exemplar aumentou ainda mais depois desse encontro. 
César possui invejável experiência internacional. Foi um desbravador. Durante 20 anos atuou como um dos líderes responsáveis pela expansão da Odebrecht na Argentina, Angola e Portugal. Coroou seu currículo nos Estados Unidos, onde permaneceu oito anos, tendo fundado a Odebrecht of América, Inc e ocupado o cargo de vice-presidente executivo. 
Seus livros “Você é do tamanho dos seus sonhos”, que rompeu a marca dos 150 mil exemplares vendidos; e sua outra obra “O momento da virada” conquistaram o 5º e 6º lugares entre os mais vendidos na área de negócios em levantamento feito pela revista Veja.
Em suas palestras César Souza ensina o que sabe fazer. Tudo o que aprendeu e realizou com excelentes resultados na sua vida de executivo e de empresário transformou em conceitos simples que transmite de forma bem-humorada. Os três temas mais solicitados pelas empresas são estratégia empresarial; clientividade; desenvolvimento de equipes e liderança. 
Valendo-se de exemplos reais e de testemunhos que leva ao vivo, incita o público a participar o tempo todo. O resultado é gratificante para as pessoas que aprendem com o próprio exemplo dado pelo expositor.
Além de membro do conselho da ONG Via dia Acesso, da qual sou presidente, proferiu várias palestras para esta instituição. Participa como autor da Série Superdicas que coordeno para a Editora Saraiva, com o título de “Superdicas para conquistar clientes” e “Superdicas para ensinar a aprender”.
Navegar pelo seu site é um prazer. Faça a experiência: www.cesarsouza.com
Prof. Gretz

Gretz+II O mundo das palestras e dos palestrantes

Há uns quinze anos assisti a uma palestra do Gretz. Não nos conhecíamos, embora tivesse notícias das suas peripécias. Ele olhou e não me viu, pois eu era mais um no meio da plateia. 

Quando me convidaram para compor a mesa, ele levantou a sobrancelha, como se dissesse ‘ah, esse é o Polito’. Na primeira brincadeira me conquistou, porque com impressionante habilidade sacou um detalhe do ambiente para sacudir o público. Ele contou histórias dele e dos outros, andou no meio das pessoas, fez perguntas, plantou bananeira, promoveu uma verdadeira festa que deixou todo mundo empolgado. Convidou as pessoas para uma reflexão sobre a vida, a carreira e a existência de Deus. Nunca mais me esqueci: ‘Não acreditam em Deus? Despenquem com um avião a dez mil metros de altura. Vai ser uma boca só, ai meu Deus, ai meu Deus’. 
Gretz já fez mais de 3 mil palestras. Ele experimentou de tudo. Falou na Floresta Amazônica, em campos de futebol, navio, trem, em cima de caminhões. Não há cenário que não tenha servido de fundo para as suas apresentações. Entre suas diversas palestras a que mais se destaca é ‘A força do entusiasmo: como usar a fonte de energia que existe dentro de você’ – só o título já dá meia palestra. Gretz tem orgulho de sua origem humilde. Antes de se formar em Administração de Empresas, atuar como historiador, professor em cursos de pós-graduação, exercer cargos de liderança na Volkswagen, trabalhar como diretor de recursos humanos, comeu o pão que o diabo amassou como agricultor e feirante. Até os 20 anos de idade viveu em sítio no interior de São Paulo. Essa experiência de vida dá autenticidade às suas palavras. 
Proferiu várias palestras para a ONG Via de Acesso, da qual sou presidente. Participa como autor da Série Superdicas que coordeno para a Editora Saraiva, com o título de “Superdicas para ensinar a aprender”.
Percebe-se rapidamente que ele prega o que já viveu. Antes de encontrar o Gretz pessoalmente dê uma bisbilhotada no site: www.gretzcom.br
Carlos Alberto Júlio
CarlosJulio-045 O mundo das palestras e dos palestrantes
Meu primeiro contato com Carlos Júlio foi num grande evento que ele coordenou em Brasília em que fui um dos palestrantes.
Eu que o conhecia apenas como o ‘dono’ da HSM fiquei surpreso ao constatar sua competência como palestrante. 
Todo comentário que faz encontra respaldo em seus estudos ou em sua admirável experiência. Com a experiência de ter promovido eventos com a participação dos maiores palestrantes do mundo, explora um magnetismo que envolve e conquista os ouvintes já no primeiro contato. 
Intelectual de vocação acadêmica, passou 25 anos lecionando matérias ligadas à administração, especialmente relacionadas ao marketing e aos modelos de gestão.
Atua como professor em áreas diversificadas – leciona Marketing Internacional no MBA da USP, Gerência de Negócios na ESPM e Negociação na FGV-SP. Foi presidente da HSM e da Construtora Tecnisa.
Por isso, suas palestras falam de gestão. Transita com naturalidade desde temas ligados a vendas, passando pelo marketing, até às questões da estratégia corporativa.
Seu cardápio de palestras está em seu bolso, num pen-drive com muitos dos trabalhos que já realizou. Embora goste de aceitar desafios fazendo apresentações específicas, também adapta para os novos casos as soluções anteriores bem-sucedidas. 
Alguns temas requisitados com maior frequência, principalmente por causa de seus livros, são ‘A magia dos grandes negociadores’, ‘Reinventando você’ e ‘A arte da estratégia’. Outro trabalho bem-aceito é ‘A agenda’, palestra baseada na obra de Gay Hammel. 
Além de membro do conselho da ONG Via dia Acesso, da qual sou presidente, proferiu várias palestras para esta instituição. Participa como autor da Série Superdicas que coordeno para a Editora Saraiva, com o título de “Superdicas para vender e negociar bem” e “Superdicas para ensinar a aprender”.
Como professor experiente não acredita em fórmulas prontas. Gosta de sugerir a aplicação de métodos que possam antes passar por um intenso processo de reflexão. Conheça melhor o trabalho deste palestrante visitando seu excelente site: www.carlosjulio.com.br
Marco Aurélio Vianna

Marco+Aur%C3%A9lio+II O mundo das palestras e dos palestrantes

Quem lê o currículo do Marco Aurélio Vianna tem a impressão de que ele viveu várias vidas para realizar tudo o que já fez. 

O primeiro impacto é saber que ele já proferiu 2.200 palestras em cerca de 30 anos como palestrante. O segundo é o de constatar que ele já atuou em 20 países. Quer mais? Que tal a notícia de que ele é autor de 38 livros? 
Quando você pensa em desenvolvimento pessoal ou em como preparar melhor os funcionários da sua organização, não dá vontade de assistir a uma palestra de um consultor que tem tamanha experiência e tantas informações a transmitir como o Marco Aurélio?
Homem afável, simpático, bom ouvinte e bastante simples. Quando nos encontramos pela primeira vez, ele me foi apresentado por um ex-aluno, Luiz Ciochi, muito conhecido na área de recursos humanos. Nunca pareceu ser um primeiro contato, pois me tratou como se fôssemos velhos amigos. 
Não importa o assunto que você deseja, empreendedorismo, liderança, recursos humanos, ele terá a palestra certa para as suas necessidades. Com toda essa vivência e conhecimento sabe como poucos motivar os ouvintes a acompanhar e a refletir sobre os assuntos que desenvolve. Com espírito de humor refinado, nos momentos apropriados, chacoalha a plateia contando histórias engraçadas sempre ligadas ao conteúdo da mensagem.
Proferiu várias palestras para a ONG Via de Acesso, da qual sou presidente. Participa como autor da Série Superdicas que coordeno para a Editora Saraiva, com o título de “Superdicas para ensinar a aprender”.
Formado em economia, Marco Aurélio Vianna atuou como professor em importantes instituições corporativas da Espanha. Surpreenda-se ainda mais visitando o site: www.marcoaureliovianna.com.br
Içami Tiba

TIBA+II O mundo das palestras e dos palestrantes

Há algum tempo participei de um evento em Sorocaba com outros 14 palestrantes, entre eles Içami Tiba. Foi um dia inteiro de palestras promovido pelo Luiz Marins, em comemoração ao aniversário da fundação que leva seu nome. 

Cerca de mil educadores, entre diretores e professores da rede pública de ensino, estavam na plateia para ouvir os palestrantes discutirem sobre o tema ensinar a aprender (as 15 palestras se transformaram no livro ‘Superdicas para ensinar a aprender’, publicado pela Editora Saraiva). 
À medida que os palestrantes chegavam ao auditório eram aplaudidos com entusiasmo pelo público. Só para citar alguns, estavam lá: Max Gehringer, do Fantástico, e Carlos Alberto Júlio, na época presidente da HSM. 
Em determinado momento, entretanto, o auditório quase veio abaixo. Todos os ouvintes ficaram em pé aplaudindo e gritando com toda força que podiam para saudar o palestrante que acabara de chegar – Içami Tiba. O grande educador sorriu com seu jeito simpático e agradeceu humildemente àquela manifestação.
Qual o segredo desse psiquiatra para ser tão admirado? Como ele se apresenta em público? Qual sua estratégia para envolver e conquistar as mais diferentes plateias em todos os cantos do país? Vejamos como ele escolhe os temas das palestras, como estrutura a fala e envolve os ouvintes.
Como seus livros são muito conhecidos, de maneira geral suas palestras são solicitadas a partir de algum tema abordado em suas obras. Por ser uma pessoa muito generosa, tudo o que estudou e aprendeu com sua larga experiência transporta para seus livros e trata desses temas em suas palestras.
Um dos pontos fortes de suas apresentações é a linguagem simples e descomplicada. Os ouvintes têm a impressão de que o orador esteve ouvindo a conversa deles quando estavam em casa, pois toca em assuntos que costumam debater no dia a dia. Para manter a atenção dos ouvintes, conta piadas e histórias interessantes. Usa com rara habilidade a comunicação fisionômica. Em determinados momentos consegue ser engraçado e arrancar gargalhadas da plateia sem dizer nenhuma palavra, apenas usando o semblante.
Entretanto, não joga conversa fora, pois tudo o que diz tem relação direta com o conteúdo da palestra. Além dessa característica pessoal, movimenta-se bastante no palco e promove um trabalho interativo com os ouvintes, sugerindo exercícios de alongamento, pedindo que se espreguicem ou massageiem o colega.
Surpresa! Tiba não usa recursos de apoio, como projeção de telas ou filmes. O fato é surpreendente, pois não é comum ver a apresentação de um renomado palestrante sem apoio de visuais. Também não gosta que gravem suas palestras. E tem uma boa justificativa para tomar essa atitude. 
Explica que suas apresentações são feitas sempre de acordo com a característica da plateia e a reação dos ouvintes, aproveitando a emoção do ambiente. Ora, como é que uma gravação poderia registrar esse envolvimento do palestrante com o público? Fora do contexto, provavelmente, a compreensão seria distorcida.
Revela que sempre procura uma forma de melhorar suas conclusões. Um dos recursos que mais utiliza é contar uma história ligada ao conteúdo da apresentação, até como forma de recapitular os aspectos mais importantes da palestra. 
Certa vez eu o entrevistei no meu programa de televisão ‘Falando com Polito’, pela JBN TV, na rede Sky. O entusiasmo da produção do programa foi tão grande que repetiram a entrevista várias vezes a pedido dos telespectadores, que queriam saber um pouco mais da vida do seu ídolo.
Tiba aplica o que prega. Fala em amor e é sempre amoroso com a esposa Natércia, com os filhos e com os amigos. É um profissional que merece ser conhecido e admirado.
Além de membro do conselho da ONG Via dia Acesso, da qual sou presidente, proferiu várias palestras para esta instituição. Participa como autor da Série Superdicas que coordeno para a Editora Saraiva, com o título de “Superdicas para ensinar a aprender”.
Para conhece um pouco mais sobre seu trabalho, suas palestras e seus livros entre no site: www.tiba.com.br
Reinaldo Polito
POLITO+II O mundo das palestras e dos palestrantes

E aí? Como é que faço para falar de mim mesmo? É muito difícil. Estava tão interessante falar dos outros. Em todo caso vou tentar me afastar dos adjetivos.

Faço palestras há 30 anos. A característica das minhas apresentações é mostrar na própria forma de fazer a palestra a aplicação prática das técnicas de comunicação. Procuro motivar o público a buscar crescimento, progresso profissional e a ter maior eficiência na vida corporativa a partir do aprimoramento da comunicação. Deixo claro que não adianta saber como agir para se adaptar às mudanças, aprender a promover o correto planejamento estratégico, se os responsáveis pela implantação das novas ideias não souberem como transmitir a mensagem de maneira clara e bem ordenada, isto é, se não souberem falar bem. Sou autor de 21 livros que ultrapassaram um milhão de exemplares vendidos. Alguns foram publicados em outros países. Cinco deles entraram nas listas dos mais vendidos. Meus livros mais conhecidos são “Como falar corretamente e sem inibições”, que está na 111ª edição, e “Superdicas para falar bem em conversas e apresentações”, um dos dez livros mais vendidos no Brasil em 2006. 
Tenho mestrado em Ciências da Comunicação, pós-graduação em Comunicação e Mercado e em Administração Financeira. Sou formado em Ciências Econômicas e Administração de Empresas. Atuo como professor de oratória nos cursos de pós-graduação da ECA – USP e FECAP. Sou articulista de diversas revistas, jornais e sites. Meu site: www.polito.com.br.
Ufa! Ainda bem que acabou. Eu já estava ficando vermelho de vergonha por ter de falar dos meus feitos. Afinal, como dizia minha avó – elogio em boca própria é vitupério.

Post Comment