×

Conheça mais a respeito de nossa Boca

Conheça mais a respeito de nossa Boca

 

20221122_00_doencas_bucais_gengivite Conheça mais a respeito de nossa Boca

Pro. Dr. Aonio Genicolo Vieira


Por suas características e funções, a boca é um ninho de bactérias. Cerca de 50 bilhões de bactérias habitam a boca de cada indivíduo, sendo que em apenas um mililitro de saliva saltitam cento e cinquenta milhões de bactérias. Estes microrganismos normalmente vivem em harmonia com o ambiente, sendo grande parte deles agente do bem. Se este equilíbrio for quebrado como consequência de uma higienização inadequada, podem surgir doenças de caráter local como as cáries, doenças periodontais (gengivite e periodontite) ou sistêmicos, como o agravamento de diabetes, artrite reumatóide e o desenvolvimento de distúrbios cardiovasculares. Lembrando que não são só as bactérias que habitam nosso corpo, existem também outras espécies dentre as quais podemos citar os vírus, os fungos, arqueas e os protozoários. Após o nascimento, somos expostos a uma enorme variedade de microrganismos que passam a colonizar principalmente a pele, o intestino e a cavidade oral, estabelecendo uma relação de simbiose com o nosso próprio organismo.
Uma curiosidade, o número de microrganismos que habitam o corpo humano chega a ser quase 10 vezes maior do que o número de células do próprio indivíduo, e a boca é o segundo local de maior concentração desses microrganismos, ficando atrás somente do intestino. A microbiota humana normal tem uma importância significativa nos processos de saúde e doença, atuando na defesa do organismo contra patógenos, na digestão, síntese de vitaminas, metabolismo de fármacos, desenvolvimento e maturação do sistema nervoso e regulação da imunidade não causando prejuízos ao organismo do hospedeiro. Esses seres podem inclusive, prevenir a colonização por outros microrganismos potencialmente patogênicos. Entretanto, quando ocorrem alterações na composição e tamanho das populações microbianas, devido a mudanças nas condições ambientais ou diminuição da imunidade do indivíduo, podem provocar patologias. Um típico exemplo, é o aparecimento da candidíase na boca ( sapinho) quando o indivíduo é submetido a uma antibióticoterapia intensa devido a uma infecção no organismo.
Microrganismos podem também adentrar na corrente sanguínea, quando a mucosa oral é danificada por traumas, ou procedimentos cirúrgicos, ou devido a gengivites e doenças periodontais. A disseminação de patógenos oportunistas orais pelo corpo pode causar problemas sistêmicos, como infecções respiratórias, cerebrais, cardíacas ou em qualquer órgão de nosso corpo.
A Saúde Começa pela Boca, tenha uma excelente higiene bucal utilizando o fio dental e escovando os dentes após as refeições principais (café da manhã, almoço e jantar). Utilize colutórios ou enxaguantes bucais com recomendação de um cirurgião dentista por um tempo determinado quando necessário, preservando assim sua flora de microrganismos que vivem em simbiose na sua boca. Visite regularmente seu dentista de 6 em 6 meses. Seguindo estes conselhos, Você previne 95% dos problemas odontológicos e estará prevenindo também problemas de ordem geral orgânica.
AONIO%20039 Conheça mais a respeito de nossa Boca
Prof. Dr. Aonio Genicolo Vieira Especialista em Prótese Dental e Implantes. Pós-Graduado em Odontologia Estética. Pós-Graduado em Implantes na Free University of Berlim-Germany. Ministrador de Cursos no Brasil e no Exterior. Professor de Prótese Fixa da EAPda APCD e ABCD. Membro da Academia Europeia de Osseointegração. Membro da American Dental Association – ADA – EUA. Consultor Odontológico de Programas de Televisão, Rádios, Revistas e Jornais. Autor dos Livros “Sorria com Saúde” e “Sorrir Faz Bem”. É membro ativo das seguintes entidades: ABROS – Academia Brasileira de ÓsseoIntegração (Implantologia), ADA – American Dental Association, APCD Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas e SBRO – Sociedade Brasileira de Reabilitação Oral.

Post Comment